Método AIDA: descubra o que é e como funciona

Eu tenho certeza que se existisse uma fórmula de descobrir exatamente o comportamento do consumidor, os empresários brigariam feito gato...

Cena de Enola Homes representando o Método AIDA

Eu tenho certeza que se existisse uma fórmula de descobrir exatamente o comportamento do consumidor, os empresários brigariam feito gato e cachorro por ela.

Mas, enquanto isso não existe, a gente vai tentando construir ferramentas para agilizar esse processo de compreender o perfil do público alvo e estruturar métodos para gerar neles a necessidade da sua solução.

 Uma das mais famosas é o Método AIDA E é sobre ela que vamos falar nesse conteúdo.

O que é o Método A.I.D.A.?

AIDA é uma metodologia de conversão, focado no comportamento do consumidor. É um acrônimo, cada letra representa uma coisa.

A – Atenção

I – Interesse

D – Desejo

A – Ação

 Essa estratégia é muito utilizada no marketing digital e em discursos de vendas. Por isso, o seu time comercial pode usar para argumentar e converter o lead de forma assertiva.

Como funciona o Método AIDA

Basicamente, o seu trabalho vai ser organizar sua argumentação de acordo com essas quatro características. Cada uma vai ser responsável por gerar um sentimento no consumidor e levá-lo a ação que você deseja.

Atenção

Nessa etapa o foco é chamar a atenção do seu lead. Vamos supor que uma pessoa está passeando no shopping e você como lojista tem um foco. Qual o foco de toda loja? Fazer com que as diversas pessoas que passam por ali entrem e comprem os seus produtos.

Como elas fazem isso? Chamando atenção. Seja pela cor, pela promoção, pela localização…

Nas vendas isso não é diferente, você precisa encontrar alguma coisa característica do seu público alvo que chame a atenção dele. 

Interesse

Agora que você já chamou a atenção, o seu foco é gerar interesse nele em saber mais sobre o seu produto.

Mostre que você possui a solução que ele está buscando. A melhor forma de gerar interesse é mostrando o seu produto e explicando os seus benefícios, diferenciais etc.

Desejo

Beleza. Você já chamou a atenção e a pessoa está interessada. E agora? O que fazer para converter? Gerar desejo.

Indico que comece falando de como ela vai se beneficiar utilizando o seu produto. Explico.

Se está chovendo, a pessoa precisa de uma sobrinha para se proteger. Mas como fazer com que ela compre a sua sombrinha? Gerando o desejo de nunca mais tomar banho de chuva inesperado na vida. 

O produto é uma sombrinha grande, que protege ela por completo, além da bolsa que ela carrega, que enxuga rápido e fica tão pequena a ponto de caber na mochila. 

Olha como o argumento gera um sentimento na pessoa de possuir aquele produto. Esse é o último passo antes dele tomar a ação de compra.

Ação

Chegamos na última e mais importante etapa do método AIDA.

Aqui o seu papel enquanto vendedor é incentivar o potencial cliente a finalizar a compra. Nessa hora é interessante utilizar CTAs (Call to action – chamada para ação) com gatilhos mentais. Ex: compre agora, são as últimas unidades, próximo mês o preço vai aumentar…

Conclusão

O Método A.I.D.A é uma ótima estratégia para utilizar durante as suas abordagens comerciais. Afinal, ele é um conjunto de gatilhos que geram emoções nos seus prospects a ponto de fazerem ele comprar o seu produto ou fechar um contrato contigo.

Para implantar, comece criando uma tabela com as 4 etapas e preenchendo de respostas e frases em potencial para serem ditas em cada fase.

Se quiser saber mais sobre processo comercial, vendas e prospecção. Continue lendo nosso blog.

Amante do Marketing Digital e de inovações do mercado online. Dedica boa parte do seu tempo a estudar sobre o mercado e a se desenvolver na área. Nas horas vagas sempre curte uma praia e rolê, mas só se tiver pizza, cerveja e boa música!
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