A Copy para vendas vem sendo muito procurada por quem quer técnicas para melhorar os resultados em todos os seus canais. Ela é uma ferramenta muito eficaz no que diz respeito à conversão em vendas.
A copy não é algo novo, mas vem sendo cada vez mais estudada e aperfeiçoada para envolver o possível cliente e levá-lo a uma ação.
Então, siga lendo se você quer saber o que é uma copy para vendas, qual a sua importância para uma conversão e como escrever uma verdadeiramente boa.
Ótima leitura para você!
O que é uma Copy para vendas?
A Copy é uma escrita focada na conversão, que se utiliza de artifícios para envolver o leitor ou ouvinte e levá-lo a realizar uma ação. Ela deve ser envolvente, trazendo sensações e emoções.
E esta ação pode ser qualquer coisa que já tenha sido pré-estabelecida. Ou seja, toda a escrita já foi pensada e construída para levar a isso. E ela pode ser a ação de baixar um e-book, se inscrever em uma newsletter, abrir um e-mail, clicar em um link ou comprar algo, entre outros.
E saiba que a copy para vendas é aquela na qual você deve ser mais persuasivo. Mas antes de falar de persuasão, precisamos ter certeza que você entendeu o que é uma copy. Então vamos para exemplos.
Uma copy para vendas é o texto do anúncio, da página de vendas. É a fala de um vídeo, do email marketing, o texto do post na rede social ou nas notificações push. É a frase de impacto no outdoor. Percebe as infinitas formas de aplicação de uma copy?
Qual a importância de uma Copywriting para conversão?
Vamos fazer uma analogia? Vendas exigem do vendedor um certo jeito com as palavras, exige que ele saiba se expressar bem e falar de forma envolvente para que o ouvinte se convença de que deve comprar o produto oferecido.
Mas esse seria um processo de um a um.
E como atender a necessidade que as empresas têm de fazer isso em grande escala, para várias pessoas ao mesmo tempo, ao invés de fazer uma a uma? Escrevendo uma boa copy.
Um único texto escrito de forma persuasiva, com técnicas de escrita, pode converter milhares de pessoas em um curto período de tempo.
Então, se o que você quer é vender, seja o seu produto/serviço ou o produto de outra pessoa, a copy é de fundamental importância. E ela pode ser aplicada em diversos canais e em inúmeros formatos.
Como escrever um boa Copy para vendas?
Saber escrever uma boa copy é o desafio, já que exige técnicas específicas de escrita. Mas é escrevendo que se aprende a escrever. Então veja as dicas de coisas que não podem faltar em uma copy e saiba por onde começar.
Traga uma emoção
Uma boa copy é aquela que desperta alguma emoção dentro de quem ler ou ouve. O que isso quer dizer? Que deve ser despertado dentro da pessoa algum sentimento, que se distancie da indiferença.
Escreva da forma persuasiva
A persuasão é uma forma de convencer a pessoa de algo. Fale com convicção do seu produto e certamente terá mais chances de conversão.
Quanto maior o nível de persuasão, maiores as chances de sucesso nas abordagens de vendas.
Venda a transformação
O que as pessoas vão obter com a compra do produto? Esse deve ser o seu foco: vender a transformação e não o produto em si. Destaque aquilo que o produto vai trazer de melhor para a vida de quem compra.
Apresente benefícios
Faça a pessoa enxergar os benefícios de se ter o seu produto. Mostre que ele é bom e porque deve ser desejado.
Sempre use uma CTA
CTA é o mesmo que Chamada para ação. Isso quer dizer que toda copy precisa ter uma chamada para ação. Você não pode deixar subentendido o que deve ser feito, qual a ação que precisa ser tomada.
Pode parecer besteira, mas faz muita diferença dizer frases simples como “clique no link”, “compre agora”, “se inscreva”, “garanta a sua vaga”, entre outros.
Insira gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são estímulos que agem no cérebro das pessoas e influenciam na tomada de alguma decisão.
Existem tantos que não dava para trazer todos aqui. Mas alguns gatilhos fortemente usados em copies são o da urgência, da escassez, prova social e autoridade.
- Urgência: “Promoção acaba em 3h”
- Escassez: “Últimas peças”
- Prova social: “20 pessoas já compraram”
- Autoridade: “Estamos há mais de 30 anos no mercado”
Lembre-se que cada canal é diferente
Um grande erro que as pessoas cometem é escrever uma copy e distribuir ela por diversos meios sem adequar a linguagem.
Cada canal precisa de um tom de fala diferente. A copy que vai para o vídeo do YouTube não é o mesmo que vai para a página de vendas, ou para o anúncio no Facebook Ads.
Então você pode fazer um texto principal e ir apenas fazendo alterações para usar em todos os seus canais.
Agora o que fazer para alcançar os resultados?
Você já tem o que precisa em mãos para começar a ter textos ou falas mais persuasivas. Você já sabe como levar a uma tomada de ação por parte do cliente.
É só começar a colocar em prática e medir os resultados! E se precisar de ajuda, solicite o nosso treinamento! Te entregamos todas as dicas e ajudamos a sua equipe a escrever textos, scripsts e discursos melhores!