Saber qual é a estrutura ideal do time de vendas para o seu negócio não é uma tarefa fácil. A equipe de vendas tem que funcionar como consultores para o mercado e para a sua empresa.
Esses profissionais precisam sempre estar atentos as tendências do mercado, por isso devem ser treinados com uma certa frequência, ter tecnologias ao seu favor, metas bem definidas e ser do tamanho ideal para o seu negócio.
Eles precisam passar a visão de que são consultores especializados naquele produto/serviço da sua empresa. O tamanho do time deve ser ideal para o processo e para quantidade de vendas realizadas.
Nesse sentido, para te ajudar com isso, escrevemos esse artigo.
Boa leitura!
Tamanho do time de vendas x Quantidade de vendas
Saber a quantidade de vendas e a quantidade de leads que o time vai entregar, tem influência direta com o tamanho da equipe para as suas vendas.
Quando tiver o dimensionamento do fluxo de leads que precisa para que a meta seja batida e quantas vendas são necessárias por dia, por semana e por mês, é possível fazermos uma estimativa para o tamanho do time.
Mas saber apenas o número de vendas por dia não é o suficiente para determinar se a sua equipe de vendas está trabalhando bem ou não. Afinal, não depende inteiramente disso, mas sim, de diversos fatores, como por exemplo: o tempo necessário para cada venda.
Sem isso, você pode ter mais pessoas em sua equipe de vendas gerando mais despesas desnecessárias. Como também, não pode optar pelo contrário, um número que não atenda a demanda de clientes, isso faz com que a eficiência do seu processo diminua.
Como estruturar seu time de vendas
Depois de entender como saber a estrutura ideal para seu time, que tal algumas dicas do que fazer antes de montar a sua equipe? Só continuar lendo esse blog post!
Defina metas claras
Antes de iniciar a contratação de novos colaboradores para o time de vendas, primeiro de tudo você deve estabelecer metas claras e objetivas.
A princípio, as metas têm que partir dos objetivos da empresa e de quanto o seu negócio pretende crescer no ano.
Elas devem representar os objetivos na forma de resultado. Então, é preciso ser claro para o gestor do time a quantidade de clientes, quantas vendas são realizadas e o faturamento necessário por período para no fim alcançar a meta final.
Com todas essas informações já é possível ter uma noção de quantas pessoas serão necessárias para o time de vendas.
Defina responsabilidades
Montar qualquer time que seja, é fazer com que os colaboradores tenham objetivos e responsabilidades; seja diária, semanal ou mensal.
Feito isso, conseguimos ter uma noção maior do número de pessoas necessárias para realizar todas as atividades e conseguir ter um processo bem alinhado.
Por isso, quando falamos em montar um time de vendas, o trabalho não deve ser feito só quando o recrutamento começar; mas sim antes.
Além disso, saber para quem vender também ajuda nessa estruturação.
Acerte na contratação
Recrutar com assertividade é fundamental para definir o tamanho da equipe de vendas.
Utilize estratégias que vão dar os pontos de atenção de cada candidato. Saber montar o processo e o que precisa ser avaliado vai ajudar na hora selecionar colaboradores novos para o seu negócio.
Com a contratação certa, é possível sempre haver troca de conhecimentos entre as pessoas dos times.
Faça um recrutamento quando necessário
Para criar um bom ambiente de trabalho, todos devem estar alinhados com o mesmo objetivo e o crescimento ser algo coletivo e não individual.
Caso alguém não consiga entregar o resultado esperado pelos gestores, é a hora de fazer um novo recrutamento. O gestor deve perceber isso, e traçar novas estratégias de recrutamento para resolver esse gargalo no time.
Dessa forma, percebemos que a escolha dos profissionais que irão integrar a equipe é de extrema importância para a determinação do tamanho da equipe de vendas. Por isso, selecione vendedores prontos para atender os clientes em tempo hábil, seja em caso de dúvida ou em negociação.
Até porque quanto mais complexo o produto comercializado, mais importante é a equipe para a empresa, necessitando de um melhor processo de seleção e treinamento.
O processo também precisa ser modificado. É importante que o gestor do time comercial entenda quais planos de ações serão implementados para permitir que seus colaboradores continuem a desempenhar o melhor da sua função.
Use ferramentas para gestão
Gerenciar pessoas nunca é fácil, ainda mais quando falamos de um time de vendas.
Por isso, fazer o uso de ferramentas que deem visibilidade tanto para o time quanto para o gestor, faz com que o processo seja mais fluido.
No entanto, conhecer a ferramenta, saber quantas pessoas precisam para manuseá-la da melhor forma, te dará uma base melhor na hora de estruturar seu time.
Para uma equipe de vendas, as plataformas digitais servem como um ponto de apoio de troca de informações, atualizações constantes do desempenho do comercial do seu negócio.
Uma delas é o CRM, traduzido pra o português como “Gestão de relacionamento com o cliente”. Nada mais é do que uma ferramenta para administrar todos os pontos de contatos e em qual parte do funil o lead está. Elas costumam ter uma página de Dashboard que mostra ainda de maneira mais visual todo esse processo. Na consultoria indicamos a Salestime, por exemplo.
Então incentive ao máximo os seus colaboradores a usarem as ferramentas que estão disponíveis, para que eles consigam tirar todo o seu potencial.
Para finalizar
Conseguiu entender como estrutura o seu time ideal para vendas?
É importante perceber que apesar de estruturar seu time, ele sempre precisará passar por uma renovação e a sua estrutura vai mudar de acordo com o crescimento do seu negócio.
Agora que você sabe como fazer isso, que tal entender como gerir esse time que você montou? Clique aqui e conheça o nosso material completo sobre o assunto!