Se você tem vergonha de vender os seus produtos ou os da empresa onde você trabalha, precisa resolver esse problema o quanto antes. Por isso vamos te apresentar 8 dicas para você se encorajar e começar a vender como nunca.
Saiba que isso não é algo que acontece somente com você, é um problema bem comum entre as pessoas que começam a trabalhar com vendas, sem ter tido alguma experiência antes.
O importante é buscar alternativas e técnicas que ajudem a driblar o que está fazendo você travar ou que está te impedindo de ter resultados satisfatórios. Mas você não precisa se preocupar, porque listamos as melhores dicas aqui para você perder de vez a vergonha de vender.
Siga lendo e se prepare para pôr em prática todas as dicas.
8 dicas para você perder a vergonha de vender
Conheça o produto a fundo
Um dos primeiros motivos para um vendedor ter dificuldades na desenvoltura das vendas é não saber bem o que falar sobre o produto que está vendendo. Para vender é preciso conhecer bem todos os seus benefícios e também possíveis falhas.
Já bate o nervoso só de imaginar todas as perguntas que o lead vai lançar e que você não sabe as respostas para elas, não é mesmo?
Então a forma de resolver isso, é estudando o produto a fundo. Porque conhecimento gera confiança no ato da venda.
Tenha um discurso preparado na ponta da língua
Estar despreparado é outro motivo para ter vergonha na hora de vender. É preciso ensaiar um discurso de vendas antes de falar com um possível cliente. Assim você não se perde, não gagueja e nem fica desencorajado de vender.
Mas não se engane, estar com o discurso na ponta da língua não é o mesmo de decorar frases feitas. Isso deixaria sua fala robótica.
Pessoas diferentes fazem perguntas diferentes, então mapei todas as possíveis perguntas que podem ser feitas sobre o produto e tenha saídas para cada uma delas. O tópico anterior é fundamental para essa criação de um discurso de vendas.
Use o espelho como aliado para perder a vergonha de vender
Não tem jeito! Para perder a vergonha de falar com pessoas e vender o seu produto, é preciso repetir várias vezes o discurso, e de maneiras diferentes, até se sentir mais seguro; E uma boa forma de fazer isso é usando o espelho.
Com ele não há julgamentos, nem público. Então você está livre para errar e começar de novo quantas vezes for preciso. Mas não esqueça que não pode ficar só no espelho para sempre, esse é apenas um dos primeiros passos.
Esteja bem com a sua aparência
Pode até parecer uma besteira, mas na hora de vender, estar confortável com a própria aparência faz total diferença. É que isso faz você se sentir confiante para fazer a sua abordagem de vendas.
Imagina se você está se sentindo mal com a roupa que está vestindo, ou com o cabelo por cortar, ou por tantos outros motivos. A baixa auto-estima não vai dar a confiança que você precisa para arrasar em um discurso de vendas.
Se prepare para ouvir um “não”
É, isso também faz parte! Todo vendedor deve se acostumar que receber “nãos” ao longo da vida profissional é normal. O que não é nada normal é se frustrar por isso. Você não precisa se envergonhar ou deixar a profissão por causa disso.
Trabalhar com vendas é um desafio diário. E cada novo contato feito com as pessoas também. Tenha consciência disso e trabalhe a sua mente para lidar com essas adversidades cotidianas.
Não se compare a outros vendedores
Se inspirar em pessoas que estão conseguindo manter uma boa rotina de vendas é algo positivo. Mas se comparar é sempre algo que pode trazer efeitos negativos. Então, busque não ficar se comparando a colegas de trabalho ou a outros vendedores por aí.
Se compare a si próprio! Veja o quanto já evoluiu e o quanto pode melhorar ainda daqui para a frente. Esse é uma das formas de se livrar de vez da vergonha.
Descubra os gatilhos que ativam a sua vergonha de vender
Se você tem o sentimento de vergonha ou de incapacidade na hora de vender é porque algo em específico te faz sentir assim. Mas o que é, então?
É preciso descobrir! Pare e pense um pouco. Você precisa ter consciência de quais são os gatilhos que ativam esses sentimentos ruins. E só assim, você pode trabalhar cada um deles e ir manter o controle.
Acredite que você é capaz
Uma dica mais que importante é acreditar em si próprio. Descubra seus pontos fortes e se apoie neles. Deixe de focar apenas nas suas limitações e comece a dar atenção às qualidades que você tem.
Liste as suas maiores qualidades e pense como elas podem te favorecer em uma abordagem de venda. Acredite no seu potencial e que você pode fazer todas as coisas.Pronto! Assim você consegue ir ganhando muito mais confiança.
Um treinamento que acaba com a vergonha de vender
Depois de passar por todas as dicas que listamos, você está pronto para dar um passo ainda maior em direção a perda da vergonha nas oportunidades de vendas.
E por que guardamos para fim? Porque é um treinamento feito com outras pessoas.
Saímos do processo individualizado, onde você trabalhou as suas forças e fraquezas, para partir para uma forma muito eficiente que te põe em uma simulação de situação real, chamado Role Play.
Muito simples, rápido e eficiente, pode ser feito com o time de vendas para obter maiores resultados. É como se fosse um ensaio de uma situação de vendas antes de partir para a realidade.
Estamos disponibilizando para você agora o nosso ebook Simulação de vendas: O segredo dos bons vendedores. Um conteúdo muito completo, que vai te ajudar a consolidar uma rotina de role play, potencializando a sua performance de vendas.
Baixe agora o nosso e-book e nunca mais fique tímido ou trave diante de uma oportunidade de vender!